terça-feira, 11 de janeiro de 2011
Chás Ciganos
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhOE-190Jk5WJoMOr2Yb6kEnCp4z_zyV23FDUA2GR7AOtHJX1RwI20sBttdzEqOrbiVjBOipX7Ou-wHAZmyqoSbfgQWCeru30FRkTSrGX4-mSrdpaGxAoEyGxN4BV_nrT9EuS_g4NkVQHqI/s320/cha2.jpg)
Para começar nosso ano no blog vamos falar sobre chá!
Nunca fui muito fã de chá quando era novinho, mas assim que me apresentaram a cultura cigana, vi muitos chás serem servidos nas reuniões em que frequentava. Eu apaixonado por aquilo tudo, nunca imaginaria que passaria a gostar de chá como gosto hoje. Shurya, a cigana que regia a aura da senhora que era a dirigente da Tsara que eu ia, trabalhava muito com inúmeros chás. O que me chamava atenção era que servir um chá era algo especial digno de uma cerimônia com muito respeito. Claro que depois com o tempo vi que tinha uma grande diferença a cada tipo de chá com cada ritual que era aplicado. Com isso fui sendo servido com variadas qualidades de chá. Fui degustando e me encantando com tudo aquilo. Shurya era uma cigana muita atenciosa, muita raro estava “em terra”. Como sua “filha” trabalhava muito com a intuição, Shurya sempre emanava novos chás e rituais diferentes para cada momento.
É sempre muito polêmico o assunto sobre o Chá Cigano ‘TCHÁYO ROMANÓ’. Muitos dos ciganos de sangue se resguardam com o seguredo do verdadeiro ‘TCHÁYO ROMANÓ’. EU não vejo nenhum problema quanto a publicação dos ingredientes do mesmo. Mas como a demogracia tem que imperar temos que ter o respeito pela importância dos segredos ciganos. Já vi em livros várias receitas, mas para mim isso tem outra conotação. Vamos seguir com o pessamento!
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgB8uCWnevLBmEVqsmxYVIGcTiTIySO5EOOGIdQ4EMDOxzXH-Gmjo7g5hnhN0ggjH1z6icFJUc5zdjO_vWxmGEchbhyphenhyphenHjfIWGRJ1OO5yFM3ImR1h9kwTTJ0yFlWo_pbJx2b0LvocgOIBoLw/s200/07112903_blog_uncovering_org_cha.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjrEIaVN8LXIk32StwFBmWQT6CAYNj1cqyFI-Tsb195UYn15ikSoBrrVXbuV8sMLHxisrRpPKG2-kLtC3FUV3FYKHhe2YbkJdnoGm7N9WkJBdOGdECwpAy_q0T7lzV8vQLBl4hX85HnfHAs/s200/cha-branco0031.jpg)
Eu tenho inúmeras receitas para o preparo do chá. Uma delas é o que leva, canela, cravo, anis estrelado, caldo de três laranjas, morangos, damascos, uvas itália, ameixas secas e maçãs picadas ao suco de limão. Não sei bem em que clã é usado esse chá. Na Tsara de Luz usamos uma chá passado pela patrona do Grupo, Zoraide. Nosso chá mais importante é feito por mim soba intunição dada pela Zoraide e com ingrediente que poucos da Tsara sabem. É um chá muito bom para aproximação do cigano ou cigana astral. É claro que o ingrediente principal acredito eu seja a forma emanada por Zoraide.
Deixarei algumas receitas de chás que conheço, dentre eles não está o chá da Zoraide, mas segue:
Ingredientes:
Água
Chá Preto-2 morangos-2 uvas-1 fatia fina de limão-2 pedaços de maçã com casca
Modo de preparo:
Prepare o chá preto e abafe. Em um copo coloque a maçã, morango, uva e limão. Depois de 15 minutos coe o chá e coloque no copo com frutas. A maçã representa o amor, o morango felicidade, a uva o dinheiro e o limão o espírito.
Chá Preto com gengibre, canela e cravo
Ingredientes:
Modo de preparo:
Ferva a água, o gengibre, a canela e o cravo por 5 minutos. Em seguida, acrescente o Chá Preto e adoce com mel ou adoçante. Uma opção para quem gosta de um toque picante é acrescentar 3 bolinhas de pimenta-do-reino.
Chá de Frutas
Ingredientes:
250g de açúcar-50g de canela em pau-5 cravos da Índia-1 litro de água-1 laranja descascada e picada (sem a casca branca)-1 maçã com casca-1 maracujá (só a polpa)
Modo de Preparo:
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi652dUQb_rWVJsq_sTzV_inZJnbYKxXJARgqrUDTkIoPNMtsdFVCz6ec78XJmtm5FZH0Sli-W2sft_2u_ee_SW3w2-0WLM8NKoU1YM_XisUFJBi5H3mopU1vUxFYNHXip2t5g7EbZxkn9x/s200/frutas01.jpg)
O poder do Chá
"O poder do chá
É tão bom e suave
Que a nossa mente relaxa…
Ficamos medicados…
É tão calmo o seu sabor
Como o seu aroma,
que inalamos enquanto ele ferve!tão ervas de tantos paladares
Que se cruzam por este Mundo fora,
e se misturam em situações diversas
capazes de muita coisa alterar.
Bebemos e saboreamos…
Dá-nos tranquilidade,
com todo o seu poder mágico
na sua infusão que se alimenta em nós!
Vence-nos e convence-nos com a sua alma!
É uma bebida espiritual
E de fins terapêuticos
Que nos ajuda a livrar do mal!"
Francisco Leonardo
Nenhum comentário:
Postar um comentário