sábado, 5 de fevereiro de 2011

Chás Ciganos e o poder que eles tem


terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Chás Ciganos


Ano passado foi um ano em que tive que me dedicar inteiramente ao candomblé. Foi um ano muito marcante na minha vida espiritual, com muitas mudanças e aprendizados. Um ano que eu diria “necessário” na minha caminha espiritual. Como acredito que dentro da espiritualidade temos que ter sempre o nosso lado universalista de pé, me universalizei com muitas forças boas... Tão boas que me deram grandes benções..... Porém não tive como me dividir ao meu lindo e amado povo cigano. Claro que me afastei devido a rituais que são necessários no culto-afro e não são aceitos pelos ciganos, pelo menos os que eu cultuo. Quando faço sacrifícios fico um tempo para mexer com as forças ciganas. Dai nossa Tsara quase não teve atividades externas. Como 2011 é um ano regido no Tarô pela carta do Imperador, que simboliza a concretização e a realização. Estaremos retornando com nossas atividades espirituais com muita determinação, claro que em busca de grandes realizações.

Para começar nosso ano no blog vamos falar sobre chá!

Nunca fui muito fã de chá quando era novinho, mas assim que me apresentaram a cultura cigana, vi muitos chás serem servidos nas reuniões em que frequentava. Eu apaixonado por aquilo tudo, nunca imaginaria que passaria a gostar de chá como gosto hoje. Shurya, a cigana que regia a aura da senhora que era a dirigente da Tsara que eu ia, trabalhava muito com inúmeros chás. O que me chamava atenção era que servir um chá era algo especial digno de uma cerimônia com muito respeito. Claro que depois com o tempo vi que tinha uma grande diferença a cada tipo de chá com cada ritual que era aplicado. Com isso fui sendo servido com variadas qualidades de chá. Fui degustando e me encantando com tudo aquilo. Shurya era uma cigana muita atenciosa, muita raro estava “em terra”. Como sua “filha” trabalhava muito com a intuição, Shurya sempre emanava novos chás e rituais diferentes para cada momento.

Tive a oportunidade de conhecer inúmeras cerimônias e determinas ervas para o preparo de divinos chás. Cada erva tem sua propriedade medicinal e sua propriedade na força espiritual. E saber conhecer os dois lados é sempre muito bom para não fazer confusão nos ingredientes.

É sempre muito polêmico o assunto sobre o Chá Cigano ‘TCHÁYO ROMANÓ’. Muitos dos ciganos de sangue se resguardam com o seguredo do verdadeiro ‘TCHÁYO ROMANÓ’. EU não vejo nenhum problema quanto a publicação dos ingredientes do mesmo. Mas como a demogracia tem que imperar temos que ter o respeito pela importância dos segredos ciganos. Já vi em livros várias receitas, mas para mim isso tem outra conotação. Vamos seguir com o pessamento!

Todo cigano ou cigana tem seus mistérios, não só eles em particular como em grupo (Clã). A força do chá não está somente em ingredientes ou utencilios para a preparação do mesmo. Está sim na energia emanada pelo espírto de luz que interage com o preparo do chá e do ritual para servi-lo. Eu li que houve inclusive um debate poucos anos atrás, de ciganos de outros clãs (se não me engano entre os Calderash e os Matchuaia), que abominavam a prática da divulgação aos ‘gadjós’ sobre esse ritual. Diferente da posição dos Calons. Não me recordo da fonte que li, acredito que três anos atrás e escrevendo sobre, me recordei. Como tenho uma amiga Calon terei que solicitar “a ajuda aos universitários”. Depois volto a publicar com a posição dela.

Eu tenho inúmeras receitas para o preparo do chá. Uma delas é o que leva, canela, cravo, anis estrelado, caldo de três laranjas, morangos, damascos, uvas itália, ameixas secas e maçãs picadas ao suco de limão. Não sei bem em que clã é usado esse chá. Na Tsara de Luz usamos uma chá passado pela patrona do Grupo, Zoraide. Nosso chá mais importante é feito por mim soba intunição dada pela Zoraide e com ingrediente que poucos da Tsara sabem. É um chá muito bom para aproximação do cigano ou cigana astral. É claro que o ingrediente principal acredito eu seja a forma emanada por Zoraide.

Deixarei algumas receitas de chás que conheço, dentre eles não está o chá da Zoraide, mas segue:



Ingredientes:

Água
Chá Preto-2 morangos-2 uvas-1 fatia fina de limão-2 pedaços de maçã com casca

Modo de preparo:

Prepare o chá preto e abafe. Em um copo coloque a maçã, morango, uva e limão. Depois de 15 minutos coe o chá e coloque no copo com frutas. A maçã representa o amor, o morango felicidade, a uva o dinheiro e o limão o espírito.

Chá Preto com gengibre, canela e cravo

Ingredientes:

1 copo de água-1 colher de sopa de gengibre picado-1 pedaço médio de canela em pau-4 cravos-1 saquinho de Chá Preto

Modo de preparo:

Ferva a água, o gengibre, a canela e o cravo por 5 minutos. Em seguida, acrescente o Chá Preto e adoce com mel ou adoçante. Uma opção para quem gosta de um toque picante é acrescentar 3 bolinhas de pimenta-do-reino.


Chá de Frutas

Ingredientes:

250g de açúcar-50g de canela em pau-5 cravos da Índia-1 litro de água-1 laranja descascada e picada (sem a casca branca)-1 maçã com casca-1 maracujá (só a polpa)

Modo de Preparo:

Coloque em uma panela o açúcar, a canela, o cravo e a maçã picada. Deixe queimar como se fosse um caramelo. Coloque a laranja bem picada e a polpa de maracujá, deixe cozinhar por aproximadamente 7 minutos e não pare de mexer. Coloque 1 litro de água e deixe ferver por cerca de 20 minutos. Coar o chá após o preparo.


O poder do Chá

"O poder do chá
É tão bom e suave
Que a nossa mente relaxa…
Ficamos medicados…
É tão calmo o seu sabor
Como o seu aroma,
que inalamos enquanto ele ferve!tão ervas de tantos paladares
Que se cruzam por este Mundo fora,
e se misturam em situações diversas
capazes de muita coisa alterar.
Bebemos e saboreamos…
Dá-nos tranquilidade,
com todo o seu poder mágico
na sua infusão que se alimenta em nós!
Vence-nos e convence-nos com a sua alma!
É uma bebida espiritual
E de fins terapêuticos
Que nos ajuda a livrar do mal!"

Francisco Leonardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário